Por que você precisa de uma loja virtual?

É importante aproveitar esse momento do crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Esse é um dos motivos pelo qual você precisa de uma loja virtual para avançar e se arriscar em novas formas de investir e inovar no seu negócio.

Não é nenhuma novidade que o mercado digital se expandiu muito e com a pandemia isso só se evidenciou e antecipou ainda mais seu avanço. E a tendência é que esse tipo de comercio cresça ainda mais.

Pesquisas feitas anualmente confirmam o quanto os consumidores estão usando a internet para realizar compras. Em 2018, aqui no Brasil o e-commerce faturou cerca de R$ 53,2 bilhões, com apenas cerca de 123 pedidos, já em 2019 o faturamento subiu para 75,1 bilhões, cerca de 175,5 milhões de compras, o que nos mostra um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior.

Em abril de 2020 em comparação com abril de 2019 o varejo brasileiro faturou cerca de 9,4 bilhões, um aumento correspondente a 81,64% com relação ao mesmo período ano passado. 

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, o comércio eletrônico brasileiro no ano de 2020 alcançou um faturamento de cerca de R$ 41,92 bilhões em agosto.

 Segundo informações dessa pesquisa o crescimento do e-commerce brasileiro no período foi de 56,8% se comparado com os oito primeiros meses de 2019.

Sabemos que as redes socias como: facebook, Instagram, WhatsApp, são canais para integração pessoal, que estão sendo comumente utilizados no meio comercial para vendas de produtos.

 É de fato uma boa estratégia, que pode gerar resultados, porém o investimento em uma plataforma de e-commerce (loja virtual) muda totalmente o perfil de uma empresa, profissionalizando o atendimento e aumentando o seu crescimento.

Sem falar que as redes socias estão em constante mudanças, ativando e desativando funções, e isso pode influenciar na dinâmica de vendas.

“Como saber o número do pedido daquela pessoa? Um mês após a compra, como você vai buscar a informação daquele cliente para enviar um e-mail marketing? Como saber se o cliente já comprou mais de uma vez?

Então, se você quer trabalhar de forma profissional precisa de uma plataforma”, afirma o especialista em internet e tecnologia Franklin Bravos.

Se você ainda precisa de um empurrãozinho para enxergar os benefícios e porque você~e precisa de uma loja virtual veja abaixo alguns que listamos para você refletir sobre sua decisão e

Investimento inicial mais baixo

Para ter uma loja física requer conseguir um bom ponto para montar uma loja que muitas vezes é custoso, principalmente se quer que ela seja bem localizada. Além dos gastos com várias burocracias como documentação entre outros.

No meio digital basta comprar um domínio, escolher uma boa plataforma de e-commerce, criar um layout agradável e funcional para o usuário, oferecer diferentes formas de pagamento e pronto, já tem sua loja para vender!

Funcionamento 24 horas

Com uma loja virtual, você terá seu negócio disponível ao consumidor 24 horas por dia, permitindo que o seu cliente conheça os seus produtos mesmo quando não está online e sem sair de casa.

Mais profissionalismo e segurança

Independente do porte do negócio, comprar pela loja virtual, o consumidor entende que está lidando cum uma empresa séria, profissional e segura, o que não acontece sempre com uma transação via rede social.

“Ter uma plataforma estruturada vai passar confiança para o consumidor, pois ele estará comprando de uma empresa, e não de uma pessoa”, acentua Bravos.

Alcance ampliado de consumidores

Alcance de pessoas de qualquer lugar do mundo, pois todos que tem acesso à internet poderão navegar sem nenhuma dificuldade. E se for seu desejo, é uma grande oportunidade de inserir seu produto no mercado exterior, ampliando o potencial de compradores.

Comodidade

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas buscam pela praticidade, pagar e receber sem sair de casa é vantajoso, comparando a ter q ir até o estabelecimento. 

E se você possui loja física, reflita a possibilidade de direcionar seus esforços também para uma loja virtual. Se o consumidor já tenha alguma intimidade com o estabelecimento, aumenta ainda mais a confiança e credibilidade da marca.

Maior praticidade no processamento de pedidos

Com a loja virtual possibilita não só a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um cuidado com seu pedido, através da gestão de vendas mais práticas e organizadas.

Como todas as etapas do processamento do pedido são registradas e as informações são acessíveis e detalhadas, garante a segurança da transação para ambos, consumidores e lojistas.

Busca rápida e eficiente

O consumidor muitas vezes buscar coletar informações, fazer comparações de preços e produtos, marcas, o humor do clima, entre todas situações que dá um certo trabalhinho.

No meio on-line com apenas um clique o consumidor lista uma extensa variação da mercadoria que ele esteja procurando. E para você será ser opção para estes clientes, você precisa de uma loja virtual e fazer parte do mercado digital.

Maior visibilidade dos produtos

A loja virtual funciona como uma vitrine na qual pode-se encontrar todos os produtos do estoque. As lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação.

 Facilita a localização dos produtos com os filtros que existem na plataforma, o que difere das redes socias, onde as informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens.

Para Andrea Herrmann, designer e proprietária da marca de joias La Chica de Oro, esse é um dos pontos fortes da plataforma de e-commerce.

“Na loja, todas as nossas joias estão à disposição do cliente, o que pode incentivar uma venda maior. Todos os produtos podem ser localizados por meio do sistema de busca disponível no site, ferramenta que não temos nas redes sociais”, aponta Andrea Herrmann.

A marca comercializa seus produtos por meio da loja virtual, do Instagram e do WhatsApp. Embora o Instagram seja o carro-chefe de vendas da marca, o consumidor sempre é aconselhado a realizar o pedido pelo site.

“Dessa forma temos mais controle sobre a transação. A loja virtual é de extrema importância para a segurança da marca e do cliente”, conclui Herrmann.

 Facilidade na implantação de promoções

Criar ofertas e promoções é super importante para atrair e aumentar as vendas. Dentro da loja virtual de maneira simples, você pode diminuir o preço de um produto apenas por um determinado período, o que elimina o risco de acabar confundindo o consumidor, algo que pode não acontecer com tanta fluidez nas redes sociais. Tento a praticidade para elaborar programas de descontos e fidelização.

 Mecanismos de Pagamento

As plataformas contam com integrações de mecanismos de pagamento que facilitam tanto a vida dos lojistas como a dos clientes. por exemplo, ao Mercado Pago, Paypal, PagSeguro, entre outros.

Tendo essas informações à mão, sem a necessidade de perguntar a um vendedor, como ocorre nas redes sociais, é algo que pode fazer uma enorme diferença para o consumidor.

Possibilita uma forma de comunicação mais eficiente

A partir dos registros de atividades e das informações que os clientes fornecem no momento do cadastro na loja, possibilitará construir uma estratégia de eficiente comunicação por e-mail.

E estas não são as únicas vantagens, espero que você reflita o quanto uma loja virtual pode trazer mais benefícios para o seu negócio. Confere lá na nossa página kompi.com.br/lojasvirtuais nossos planos e vantagens.

Então, já sabe porque você precisa de uma loja virtual?  Chegou seu momento, invista nisso e conte com a gente.

Fonte: meunegociouol.com.br e abcomm.org