Planejar, investir e crescer no Comércio Digital

Atualmente com os avanços da internet, a crise causada pela covid-19, o comércio eletrônico tem se expandido e sido uma forma inteligente de investir e manter os negócios atuantes. Quando falamos em comércio digital, tem-se logo a ideia de vendas fáceis e cômodas sem sair de casa, e com baixo custo de investimento, no entanto é preciso frisar que vendas pela internet, uma loja virtual, se inserir nesse mundo de vendas online, requer também um  estudo de mercado, planejamento, investimento, esforços, etc.

Muito embora esse tipo de comércio haja maior flexibilidade e comodidade, para seu negócio online crescer é preciso estar ciente, saber como administrar bem sua loja virtual, seu negócio digital. É preciso ter visão de empreendedor, a consciência de que possui um negócio, não apenas um site na internet que você disponibiliza seus produtos para vender.

Defina o que você quer vender, pesquise, analise o mercado, e veja algo com qual você se identifica e tem conhecimento, e mantenha-se sempre atualizado no assunto; não se esqueça de definir seu público-alvo.

O investimento de uma loja virtual é bem menor que de uma loja física, pois facilita a conciliação com outras atividades, o custo com estoque é menor, entre outros, no entanto é preciso definir alguns parâmetros como por exemplo, como será a logística, sua plataforma de venda, se  será necessário contratar pessoas e serviços, como e quanto será preciso investir em marketing.

É importante que você crie um bom plano de negócios, ele facilitará suas tomadas de decisões, e a minimizar as chances de fracassar. Vale frisar que você não está apenas abrindo uma loja virtual, e sim, uma empresa, isto requer planejamento; definir bem seus produtos, seus fornecedores, seu público-alvo, seus objetivos, seus concorrentes, suas estratégias de marketing, etc. Procure ajuda para criar seu plano de negócio, profissionais com experiências, caso você nunca tenha feito um, ou não sinta a segurança de criar o seu sozinho.

Para se ter um comércio eletrônico, se faz necessário conhecer as tecnologias mais importantes para este negócio, as plataformas de e-commerce, ferramentas, recursos, as formas de usar e de gerenciá-las, bem como os meios e mecanismos de marketings mais utilizados. A tecnologia sem dúvida é necessária para seu negócio virtual, sua parceria no sucesso dele, por isso importante que se esteja familiarizado e invista nela.  Por ela também você terá as ferramentas necessárias para o controle de seu estoque e os mecanismos de pagamento.

E falando em mecanismos de pagamento, essa é uma questão que merece importante atenção. Entender como funcionam é fundamental, pois é através deles que você receberá o dinheiro de suas vendas. Quanto mais alternativas puder oferecer, maiores serão as chances de que o cliente irá de fato efetuar a compra; importante também que ofereça segurança tanto para o negócio como para o cliente. Trataremos desse assunto com mais detalhes nos próximos posts.

Se informar, e investir no seu comércio digital proporcionará a visão e o sucesso que aspirar, e a tendência é que evolua sempre, tendo seu diferencial e experiências cada mais amplos, significativos e essenciais para seu negócio.