Pesquisa da Ebit-Nielsen aponta que neste ano de 2021 o e-commerce brasileiro deve crescer 26%

Segundo previsão da consultoria Ebit|Nielsen, especializada em mensuração e análise do comércio eletrônico no Brasil, as vendas online devem crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. Esse crescimento será impulsionado pela consolidação das lojas online e dos marketplaces.

Pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen no quarto trimestre com consumidores que compraram online indicou que 95% dos respondentes pretendem continuar comprando online.

Em nota Julia Avila, executiva que lidera a área comercial da consultoria e líder da Ebit|Nielsen, informou que “Muitos consumidores entraram [nos sites] em 2020 por conta da pandemia e do confinamento e vemos que eles realmente se adaptaram e entraram para ficar. [Houve] maior qualificação e preparo das lojas, sejam os grandes marketplaces [shopping virtual], sejam as pequenas lojas que tiveram que entrar no ambiente on-line por conta da pandemia”

No entanto ressaltou que o resultado para este ano de 2021 será de forma limitada, devido a retomada gradual da economia, expectativa de aumento da taxa básica de juros e inflação mais alta, ficando abaixo do previsto para o ano de 2020, de crescimento de 38% sobre o ano de 2019.

“O ano que vem é de incertezas sobre confinamento, vacinação, expansão do vírus, fim do auxílio emergencial e desempregos em níveis elevados. Isso impõe limites a toda economia e o e-commerce não ficará de fora”, afirmou a Júlia Avila. “Mas ele segue em níveis fortes porquê é a opção mais viável e confortável para esse ambiente instável e volátil.”

A Ebit | Nielsen de acordo com os números de sua pesquisa, projeta alta de 16% no número de pedidos, para 225 milhões, e uma expansão de 9% no valor médio das vendas, para R$ 490.

As categorias que mais se devem destacar nas vendas online, conforme a Ebit|Nielsen, são: alimentos e bebidas, bebês, casa e decoração, construção, entre outros.

São os novos tempos para o comércio no Brasil, onde o e-commerce tem mostrado sua relevância e importante diante do cenário pandêmico de 2020 e se consolidando ainda mais neste ano de 2021.