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Principais diferenças entre a loja física e a loja virtual

Antes de investir é importante planejar e para isso você precisa também analisar as diferenças existentes em qual tipo de loja você quer abrir.

Não importa qual negócio você quer abrir, seja para uma loja física quanto virtual, ambos é necessário planejamento, organização, e um fator importante que é a paciência. Acompanhe esta leitura e veja as principais diferenças entre uma loja física e uma loja virtual.

 

  1. Custo do Investimento Inicial

É óbvio que os custos com uma loja virtual são bem menores que de uma loja física, basta lembrar todos os protocolos que acompanham uma loja física como por exemplo: água, energia, IPTU, aluguel se for o caso, funcionários entre outros.

Uma loja virtual também possui custos como por exemplo: domínio, hospedagem, marketing, entrega, etc.; porém é evidente a diferença com os investimentos entre uma e outra.

  1. Preocupação com o local

Para montar uma loja virtual você não precisa se preocupar com ponto comercial e muito menos com a quantidade de pessoas que passam por determinado local, nem mesmo com distancia, para tal, através do marketing você poderá atrair os clientes.

Uma loja virtual você irá vender para todos as pessoas que acessam a internet e procuram por seu produto. Para vender pela internet você não necessariamente precisa possuir um local físico, afinal há milhões de pessoas no mundo todo que vivem conectados.

  1. Despesas com o marketing

O marketing é essencial tanto para uma loja física como para uma loja virtual, ambos requerem dessas estratégias.

As lojas físicas costumam usar muito o panfleto, outdoors, entre outros. As lojas virtuais usam de estratégias de marketing digital de ponta, buscando atrair e encantar clientes através do Inbound Marketing.

A publicidade nas redes sociais é fundamental para o marketing dos negócios, muitas lojas tanto as físicas quanto as virtuais utilizam-se bem disso, porém infelizmente algumas mais tradicionais ainda não conseguem acompanhar esse avanço perdendo a oportunidade e os benefícios que a publicidade nas redes sociais pode proporcionar de modo significativo.

  1. Atendimento ao cliente

Este sim é um fator que gera algumas vezes uma certa insegurança por parte dos clientes com relação ao mundo virtual.

Ás vezes por não ver e não tocar no produto; o receio a credibilidade do site, se é confiável, enfim…estes são desafios para a loja virtual que terá que buscar as melhores formas de cativar e fornecer uma experiência personalizada para encantar e fidelizar o cliente.

No mundo virtual nem sempre é como numa loja física em que  há um atendimento imediato, e de assimilar mais rapidamente a necessidade do cliente, porém oferece a possibilidade de pesquisar, comparar produtos e valores, de maneira livre e calmamente sem a pressão de um vendedor; terá o catálogo disponível e poderá fazer comparações com outras lojas de modo fácil e rápido.

  1. Despesas na manutenção dos pontos de vendas

Numa loja virtual, os custos são menores, e a depender dos segmentos a diferença é ainda maior, e isso é um facilitador para quem está iniciando, e ir investindo conforme o crescimento do seu negócio.

Uma loja física muitas vezes requer gastos com segurança, monitoramento, funcionários, estoque, água, luz, telefone, impostos, utensílios, maquinários etc.

Mesmo com todos os custos de domínio, hospedagem, entrega, troca e devoluções; até mesmo a manutenção de uma loja virtual é bem menor que de uma loja física.

  1. O horário de funcionamento

Nas lojas virtuais o funcionamento é 24 horas por dia, todos os dias, e isso é uma das principais vantagens com relação a loja física, pois se o seu cliente quiser comprar numa madrugada de domingo ou feriado, ele pode. Elas facilitam a geração de renda e permite que o consumidor compre na hora que lhe for agradável.

Vale lembrar que para uma loja física o trabalho exercido além do horário comercial exige o pagamento de horas extras, entre outros gastos adicionais.

Não existe receita pronta

Cada tipo de loja possui suas vantagens e desvantagens. No entanto, é fato que o comércio digital vem crescendo muito e a tendência é que o e-commerce se agigante cada vez mais.

Para quem tem uma loja física é importante ir refletindo e compreendendo que cada dia mais se fará necessário migrar também para uma loja virtual.

Quanto mais tempo você perde sem abrir sua loja virtual, tanto mais está deixando de entrar para o mercado competitivo; tanto mais está perdendo em gerar mais receitas, lucros com um pequeno investimento diante dos diversos benefícios e vantagens que ele oferece.

Deixando de avançar em direção a modernidade e competitividade. Sua marca precisa ser conhecida e ganhar espaço com o seu diferencial.

Quem já possui uma loja virtual, precisa encarar com a mesma seriedade de uma loja física; que independente dos custos serem menores, seu empreendimento precisa de cuidados, planejamento, organização, investimentos.

Aproveitar a economia que faz com uma loja física e investir no marketing digital é uma ótima estratégia para divulgar e expandir sua marca.

 

 

Fonte: jivochat.com.br

                                                  

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Kompi Gerente