Conheça algumas vantagens em ter uma loja virtual

É importante aproveitar esse momento do crescimento do comércio digital no Brasil e avançar e se arriscar em novas formas de investir e inovar no seu negócio.

Não é nenhuma novidade de que o mercado digital se expandiu muito e com a pandemia isso só se evidenciou e antecipou ainda mais seu avanço. E a tendência é que esse tipo de comercio cresça ainda mais.

Pesquisas feitas anualmente confirmam o quanto os consumidores estão usando a internet para realizar compras. Em 2018, aqui no Brasil o e-commerce faturou cerca de R$ 53,2 bilhões, com apenas cerca de  123 pedidos, já em 2019 o faturamento subiu para 75,1 bilhões, cerca de 175,5 milhões de compras, o que nos mostra um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior. Já este ano o índice é ainda maior segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, o comércio eletrônico brasileiro alcançou um faturamento de cerca de R$ 41,92 bilhões em agosto. Segundo informações dessa pesquisa o crescimento do e-commerce brasileiro no período foi de 56,8% se comparado com os oito primeiros meses de 2019.

Com o crescimento do comércio digital, vemos comumente as redes sociais sendo utilizadas como meio comercial para vender, principalmente o facebook, Instagram,  e o aplicativo de mensagem WhatsApp, embora isso funcione e gere resultados, as redes sociais que são meios de integração pessoal, não é como investir em sua loja virtual, o que muda totalmente o perfil de uma empresa, profissionalizando o atendimento e aumentando o seu crescimento. Através dela tem todo seu fluxo de vendas organizados; sabe se o cliente é novo ou já comprou antes; tem todas as informações do seu cliente, enfim. já as redes sociais que podem funcionar como aliada de marketing, estão em constantes mudanças, ativando e desativando função.

Se você ainda precisa de alguns empurrãozinhos para enxergar os benefícios de uma loja virtual, veja abaixo alguns que listamos para você refletir sobre sua decisão.

1. O Investimento inicial é mais baixo que de uma loja física

Para ter uma loja física requer conseguir um bom ponto para montar uma loja que muitas vezes é trabalhoso e custoso, principalmente se buscar uma boa localização. Além dos gastos com várias burocracias como documentação entre outros.

No meio digital você precisa comprar um domínio, escolher uma boa plataforma de e-commerce, criar um layout agradável e funcional para o usuário, oferecer diferentes formas de pagamento e pronto, sua loja está pronta para vender!

2. Funciona 24 horas

Com uma loja virtual, você terá seu negócio disponível ao consumidor 24 horas por dia, permitindo que o seu cliente conheça os seus produtos mesmo quando não está online e sem sair de casa.

3. Mais profissionalismo e segurança

Independente se seu negócio é pequeno ou grande, ao comprar pela loja virtual, o consumidor entende que está lidando cum uma empresa séria, profissional e segura, o que não acontece sempre com uma transação via rede social.

“Ter uma plataforma estruturada vai passar confiança para o consumidor, pois ele estará comprando de uma empresa, e não de uma pessoa”, acentua Bravos.

4. Alcance ampliado de consumidores

Alcance de pessoas de qualquer lugar do mundo, pois todos que tem acesso à internet poderão navegar sem nenhuma dificuldade. E se for seu desejo, é uma grande oportunidade de inserir seu produto no mercado exterior, ampliando o potencial de compradores.

5. Comodidade

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas buscam pela praticidade, pagar e receber sem sair de casa é vantajoso, comparando a ter que ir até o estabelecimento.

E se você possui loja física, reflita a possibilidade de direcionar seus esforços também para uma loja virtual. Se o consumidor já tenha alguma intimidade com o estabelecimento, aumenta ainda mais a confiança e credibilidade da marca.

6. Maior praticidade no processamento de pedidos

A loja virtual possibilita não só a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um cuidado com seu pedido, através da gestão de vendas mais práticas e organizadas.

Como todas as etapas do processamento do pedido são registradas e as informações são acessíveis e detalhadas, garante a segurança da transação para ambos, consumidores e lojistas.

7. Busca rápida e eficiente

O consumidor muitas vezes buscar coletar informações, fazer comparações de preços e produtos, marcas, e as vezes precisa encarar o humor do clima, entre todas situações que dá um certo trabalhinho. No meio on-line com apenas um clique o consumidor lista uma extensa variação da mercadoria que ele esteja procurando. E para você ser uma opção para estes clientes, você precisa fazer parte do mercado digital.

8. Maior visibilidade dos produtos

A loja virtual funciona como uma vitrine na qual pode-se encontrar todos os produtos do estoque. As lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação. Facilita a localização dos produtos com os filtros que existem na plataforma, o que difere das redes sociais, onde as informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens.

Para Andrea Herrmann, designer e proprietária da marca de joias La Chica de Oro, esse é um dos pontos fortes da plataforma de e-commerce.

“Na loja, todas as nossas joias estão à disposição do cliente, o que pode incentivar uma venda maior. Todos os produtos podem ser localizados por meio do sistema de busca disponível no site, ferramenta que não temos nas redes sociais”, aponta Andrea Herrmann.

A marca comercializa seus produtos por meio da loja virtual, do Instagram e do WhatsApp. Embora o Instagram seja o carro-chefe de vendas da marca, o consumidor sempre é aconselhado a realizar o pedido pelo site.

“Dessa forma temos mais controle sobre a transação. A loja virtual é de extrema importância para a segurança da marca e do cliente”, conclui Herrmann.

 9. Facilidade para implantar promoções

Criar ofertas e promoções é super importante para atrair e aumentar as vendas. Dentro da loja virtual de maneira simples, você pode diminuir o preço de um produto apenas por um determinado período, o que elimina o risco de acabar confundindo o consumidor, algo que pode não acontecer com tanta fluidez nas redes sociais. Possibilita a praticidade para elaborar programas de descontos e fidelização.

10. Mecanismos de Pagamento

As plataformas contam com integrações de mecanismos de pagamento que facilitam tanto para os lojistas como os clientes. Exemplo, o Mercado Pago, Paypal, PagSeguro, entre outros.

Tendo essas informações à mão, sem a necessidade de perguntar a um vendedor, como ocorre nas redes sociais, é algo que pode fazer uma enorme diferença para o consumidor.

11. Possibilita uma forma de comunicação mais eficiente

A partir dos registros das atividades e das informações que os clientes fornecem no momento do cadastro na loja, possibilitará construir uma estratégia de eficiente comunicação por e-mail.

12. Interatividade e Informações através do Blog

Ativando seu blog na sua loja você através de conteúdos, informativos, dicas e interatividade aumenta o tráfego a sua loja e consequentemente os possíveis clientes.

E estas não são as únicas vantagens, espero que você reflita o quanto uma loja virtual pode trazer mais benefícios para o seu negócio. Confere lá na nossa página kompi.com.br/lojasvirtuais alguns dos nossos modelos, planos e vantagens.

(Com informações da abcomm.org e meunegocio.uol.com.br)