A TIC e a sua contribuição no crescimento dos Negócios

A Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e a sua contribuição no desenvolvimento e na expansão dos negócios. 

Antes de falarmos sobre a importante contribuição da Tecnologia da Informação e Comunicação para o seu trabalho, precisamos compreender um pouco o que ela significa.

Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC é a área na qual a maioria das atividades e serviços são desenvolvidos através da computação, são provedores de informática que atuam na melhoria contínua dos processos. Utilizam ferramentas, metodologias, sistemas, aplicativos e demais elementos que visam a comunicação, a produção, o armazenamento, o acesso, a segurança e uso das informações. Disponibilizar um contexto único para defini-la é impossível, visto que ela está vinculada a diversas áreas.

Temos experimentado transformações significativas e recorrentes, principalmente na globalização, que nos trouxe diversos recursos tecnológicos facilitando o nosso dia a dia, não só de indivíduos comuns, mas também das instituições, empresas, projetos, que utilizam desses recursos e seus benefícios para atrair clientes, expandir seus negócios, diminuir custos operacionais, automatizar processos, tornando-se líderes nos mercados que atuam. A TIC tornou-se grande aliada e é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento, independente do seu tamanho.

As tecnologias de um modo geral são fundamentais hoje numa organização para melhorar e otimizar os processos e a gestão da empresa. Ela facilita a alcançar bons resultados na disputa por atenção e destaque no mercado, através das ferramentas que facilitam o marketing, a comunicação, a divulgação e a melhoria dos produtos e serviços gerando mais agilidade, precisão e segurança.

É notório e significativo o avanço que as tecnologias propõem para as soluções do comércio, principalmente o digital (e-commerce).

Para se manter no mercado competitivo e atuante, uma empresa precisa de inovação e criatividade, e é neste momento que entra em cena a utilização das tecnologias da informação. Com suas ferramentas ajudando na criação de novos mecanismos, programas, produtos, serviços e parcerias que possam atender seus clientes com maior eficiência, qualidade e com processos simplificados. Isso direcionará e manterá seus clientes fieis ao seu negócio.

Outro benefício valioso da tecnologia é sua contribuição na redução de custos operacionais por meio de sistemas, equipamentos e maquinários, da inteligência artificial que auxilia empreendedores na gestão do tempo entre o seu negócio e o processo comercial de vendas. A supervisão financeira, a verificação da produção, a comunicação entre os colaboradores da organização e os clientes é outro fator benéfico ao uso das tecnologias, com ela é possível fazer divulgações dos seus serviços e produtos, transações financeiras, o gerenciamento de entregas, o acompanhamento dos processos em tempo real, e principalmente a conquistar novos clientes. Um exemplo são os métodos de pagamento antigamente só eram possíveis com a presença do cliente de forma física.

Falar da importância da tecnologia para o seu empreendimento e não falar o quanto elas têm sido eficazes e eficientes no atendimento ao cliente é algo impossível, uma vez que, por meio dela podemos nos comunicar melhor e de forma mais próxima. A utilização das redes socias, dos serviços de telefonia, de e-mails institucionais, sites, plataformas de lojas virtuais e na gestão do relacionamento ao cliente, conseguimos através deste uso estabelecer um contato mais próximo que possibilita entender melhor e com mais assertividade as necessidades, vontades e desejos dos clientes. Isso nos leva a tratar também de forma imediata questões de reclamações, erros ou falhas, o que demonstra maior atenção e excelência para manter em níveis elevados a satisfação do cliente. Os recursos tecnológicos contribuem também para que haja maior flexibilidade e agilidade para lidar com situações inesperadas que ocorrem no dia a dia, ajudando empresas a se adaptarem e a se tornarem cada vez mais flexíveis às mudanças que estão sempre ocorrendo no mercado.

A tecnologia da informação veio com o intuito de ajudar pessoas em seus processos e não para substituí-las, portanto, deve ser utilizada para contribuir, acrescentar, progredir e a alcançar resultados mais eficientes, aprimorando e aperfeiçoando seus negócios na trajetória do seu sucesso.

Se você ainda não está investindo na tecnologia da sua empresa ou do seu negócio, saiba que o mercado competitivo está cada vez mais veloz e exigente e requer um alto nível de transformação e inovação para os negócios.

Compartilhe a sua experiência, fale com a gente sobre como a tecnologia tem ajudado a sua empresa. Deixe sua mensagem! 😉