Pular para o conteúdo

5 dicas para usar o aplicativo do seu banco com mais segurança

5 dicas para usar o aplicativo do seu banco com mais segurança

Diariamente vemos nos noticiários o aumento de criminosos utilizando ferramentas bancarias para efetuar seus crimes.

Nesse artigo você verá 5 dicas para usar o aplicativo do seu banco com mais segurança.

Sequestros relâmpagos com vítimas sendo torturadas e tendo suas contas zeradas através de transferências eletrônicas bancarias vem se tornando uma rotina. E não é isso que queremos para as nossas vidas né?

Não temos como acabar com isso, mas podemos lutar a nossa maneira e tomar algumas precauções que podem melhorar a nossa segurança, principalmente ao usar os aplicativos bancários.

Não temos como acabar com isso, mas podemos lutar a nossa maneira e tomar algumas precauções que podem melhorar a nossa segurança, principalmente ao usar os aplicativos bancários.

Veja essas 5 dicas que o pessoal do Paraná Banco separou pra você:

1.  Use apenas redes seguras

Utilizar redes de Wi-Fi públicas ou desconhecidas é um verdadeiro perigo para a sua segurança. Sabe aquela conexão do shopping ou da lanchonete que você frequenta? Então, elas são exemplos de redes públicas. Elas são mais vulneráveis a ataques de hackers, mesmo quando têm senhas de acesso.

Deixe para usar o aplicativo do seu banco apenas em conexões privadas, como a da sua casa. Quando você estiver na rua, uma boa maneira de evitar as conexões com pouca segurança é fazendo uso da rede 3G ou 4G do seu celular para abrir os aplicativos bancários.

2.  Baixe o aplicativo oficial do banco

Uma forma que os golpistas da internet usam com frequência para enganar clientes de banco é criar clones de sites e aplicativos. Por isso, o ideal é que você busque baixar o aplicativo oficial do seu banco. Você pode fazer isso visitando o site da instituição e seguindo as instruções contidas lá, ou pesquisando na loja oficial de apps do sistema operacional do seu celular.

Verifique o nome do desenvolvedor do aplicativo (nos apps oficiais, normalmente é o nome do próprio banco), veja as avaliações dos usuários e, somente quando tiver certeza de que se trata do aplicativo oficial, faça o download.

Uma dica valiosa para não instalar nenhum clone no seu celular é nunca fazer o download de fontes não oficiais, como aqueles arquivos com extensão “apk”.

3.  Mantenha o aplicativo do seu banco atualizado

Os bancos estão constantemente atualizando seus aplicativos, não apenas para inserir melhorias de utilização, mas, principalmente, para garantir a segurança deles. Portanto, é essencial que você mantenha o app do seu banco sempre atualizado.

Normalmente, o celular baixa automaticamente as atualizações necessárias para os apps instalados nele, mas é sempre bom você verificar na loja do seu sistema operacional se a versão do app do seu banco é a mais recente disponível.

Outra medida que você pode tomar para não perder nenhuma atualização é conferir nas configurações do aparelho se ele está programado para baixar automaticamente as atualizações para os aplicativos.

Tenha em mente que nenhum banco envia e-mail ou SMS solicitando atualização urgente de tokens, senhas virtuais ou aplicativos. Caso receba alguma mensagem desse tipo, não acesse links nem digite senhas e apague-a imediatamente.


4.  Não utilize o app do banco no celular dos outros

Um erro bastante comum que as pessoas cometem, seja por falta de bateria ou por não estarem com o próprio celular em mãos, é usar o smartphone de um amigo ou conhecido para consultar o saldo. Nunca faça isso!

Mesmo que a senha não fique diretamente armazenada no aplicativo do celular da outra pessoa, é possível que exista no aparelho algum programa mal-intencionado capaz de ler as entradas do teclado, ou seja, roubar sua senha. Dessa forma, evite a todo custo usar outro celular que não seja o seu para acessar a sua conta.


5.  Não armazene informações sobre a conta no celular

É muito prático usar aplicativos de lembretes para guardar a senha da sua conta e os dados de acesso, não é mesmo? No entanto, esse é um perigo que deve ser evitado a todo custo. Imagina se você perde o celular e alguém com más intenções acessa o tal lembrete com todos os dados para movimentar a sua conta? Um problemão!

Prefira outras maneiras para registrar o acesso à conta. O melhor mesmo é memorizar todos os dados necessários para acessá-la, sem necessitar colocar essa informação nem no celular ou em qualquer outro tipo de registro, como agendas que também podem ser perdidas.

Como você viu, usar o aplicativo de banco para celular é uma maneira prática, rápida e eficiente para evitar filas e idas desnecessárias ao banco. Você só precisa tomar alguns cuidados básicos para que o uso do aplicativo seja seguro e sem riscos. Manter o app atualizado, usar conexões seguras e usar o aplicativo oficial do banco, por exemplo, são medidas simples que garantem a sua segurança e comodidade.


Gostou? Compartilhe! Deixe seu comentário.


Fonte: Paraná Banco.