5 cuidados antes de abrir o seu negócio

Planejar é fundamental na hora de montar seu empreendimento para que alguns erros comuns não acabem levando a grandes prejuízos. E este planejamento precisa ter todos os detalhes, pois é necessário muito cuidado na hora de criar uma empresa e montar um negócio.

 1. Achar que o sucesso vem no primeiro mês

Não tenha a ilusão de achar que seu negócio, irá ter grandes lucros nos primeiros meses que ele é montado, isso com certeza acarretará numa frustração e até levar seu negócio a falência. Pois nem sempre é assim. Segundo o Sebrae, o Causa Mortis das empresas é devido:

  • Planejamento prévio, ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado. Em geral 61% não busca ajuda de pessoas ou instituições para abertura do negócio.
  • Gestão empresarial, as empresas que costumam, com frequência, aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizada com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado
  • Comportamento empreendedor: muitos não se antecipam aos fatos, buscar intensamente informações e persistir nos objetivos são comportamentos que distinguem os empreendedores de sucesso.

 2. Começar sem um plano de negócio

É fundamental e essencial que você tenha um Plano de Negócio, pois ele é o direcionador das ações que norteiam a empresa, suas metas e ações, e sem ele as chances de sua empresa não ir pra frente são maiores.

Sem planejamento você não saberá se sua empresa está atingindo o objetivo, se nem mesmo tem um objetivo traçado. 

 3. Não conhecer sua área de atuação

É muito arriscado querer empreender em uma área que você não conhece. É fundamental que você se capacite, estude muito, assim como, também se faz necessário um estudo de mercado, que você investigue e analise o mercado que quer atuar e empreender.

 4. Não ter um planejamento financeiro

É de extrema importância que tenha cuidado e priorize o fluxo de caixa, do contrário isso poderá te dar muitos desgastes e preocupações. Utilize de sistemas que possam te auxiliar nesse processo de organização de seu fluxo de caixa, suas entras e saídas ou utilize da sempre útil planilha. Outra dica, é não misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa.

 5. Desistir na primeira dificuldade

Quantos empreendedores acabam desistindo diante do primeiro obstáculo, e deixam de insistir naquilo que deseja. É um grande e lamentável erro. Seja persistente, não caia nessa por ter se acomodado no início, por não ter tido o interesse em inovar, por não planejar bem e se capacitar. O aprendizado, a dedicação são importantes. Seja persistente, acredite em si mesmo e tente novamente e na próxima estará munido de mais experiencia, e sabedoria.

 “Você falhar uma vez não significa que vá falhar sempre.” –Marilyn Monroe

 

 

Fonte: Notícias Concursos